ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana acontece de 5 a 14 de maio
VIANA VOLTA A SER CIDADE DE ENCONTROS DE CINEMA EM EDIÇÃO COMEMORATIVA DOS 25 ANOS
Está a chegar o mais antigo festival, a nível nacional, com foco exclusivo na pedagogia e formação para o cinema, na investigação e ligação à comunidade educativa.
Os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana acontecem entre 5 e 14 de maio em vários espaços culturais e de ensino da cidade. Viana do Castelo volta a ser o epicentro da cultura e da prática audiovisual, em prol da formação de públicos para o cinema.
Este ano, o Festival completa a sua 25ª edição com uma vasta atividade dedicada à literacia para o cinema junto da comunidade escolar e da comunidade cinéfila em geral. Desde a sua génese, os ENCONTROS afirmam-se como espaço comum de partilha, formação e debate no qual confluem estudantes de cinema e das escolas da região, cineclubistas de Portugal e da Galiza, alunos de todos os ciclos de ensino e público em geral, contando com a participação ativa de profissionais, cineastas, produtores, entidades e associações deste meio artístico.
Esta edição dos ENCONTROS de Viana está fortemente reforçada com a presença de participantes da Galiza, que em muito também se deve ao facto de Viana do Castelo, ser este ano, Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
25 anos de história, 220 mil participantes e centenas de atividades
Desde a sua primeira edição, o Festival reuniu um total de 220 mil participantes, foram exibidos mais de 340 filmes, contando com a presença de 110 realizadores nacionais e internacionais. Foram já organizados 115 workshops, masterclasses e formações direcionadas para vários públicos, com particular incidência na comunidade escolar: alunos e docentes de todos os graus de ensino.
Os ENCONTROS de Viana têm levado não só o Cinema à Escola, mas também a Escola à sala de Cinema com a exibição de mais de 70 ciclos cinematográficos. Na edição deste ano estão inscritos mais de 3 mil alunos.
No âmbito das habituais atividades paralelas é de relevar a organização de um total de 38 exposições relacionadas com a temática da sétima arte.
De salientar que, para além das dezenas de escolas da região envolvidas desde a primeira edição, o Festival tem colaborado com instituições de ensino internacionais – mais de 35 escolas internacionais de cinema e artes visuais do Japão, Austrália, Finlândia, Suécia, Polónia, Taiwan, Espanha, Rússia, Coreia do Sul, China, Holanda, Vietnam, França, Itália, Eslovénia, Brasil, Reino Unido, Alemanha, entre outros países. A 25ª edição contará com a participação da Norwegian Film School e será representada por uma aluna que irá partilhar as metodologias pedagógicas e uma coleção de curtas-metragens.
Nas últimas três edições, as principais secções que compõem os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana têm vindo a mostrar vitalidade e um crescimento gradual no número de participações de alunos e escolas nacionais e internacionais inscritas, espectadores, filmes exibidos e a concurso.
Em 2025, o Festival renova o seu compromisso com os jovens, a escola, docentes, investigadores, comunidade cinéfila e criadores emergentes, com um conteúdo programático extenso e que irá incluir, além da competição (curtas-metragens a concurso e vídeo escolar), mostra de filmes para todos os ciclos de ensino, oficinas, masterclasses, conferências e exposições.
>> Programa e Prémios
Secções ENCONTROS de Cinema de Viana
A Secção Olhares Frontais, programada pelo realizador Pedro Sena Nunes, é um “observatório vivo”, composto por representantes de vários territórios cinematográficos. De 9 a 11 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), será apresentado o que de mais inovador tem surgido no cinema documental, propiciando conversas em torno das metodologias e processos de criação do documentário e promoção de espaços de reflexão (consulta programação).
O tema da edição deste ano é “Tempos Cruzados, Inteligência artificial em reflexão” e contará com a exibição dos filmes em competição ao Prémio PrimeirOlhar; uma mostra com as melhores curtas metragens europeias de 2024; conversas e reflexões; exibição dois filmes “Cartas Telepáticas” de Edgar Pêra (com presença do realizador) a 9 de maio, às 21H15 e “O Manuscrito Perdido” do já saudoso José Barahona, a 10 de maio, às 21H00.
Na competição destaque para a atribuição dos Prémios PrimeirOlhar, galardões que têm como objetivo promover o cinema documental e destacar os melhores filmes produzidos por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação, ou por participantes em cursos promovidos por outras entidades de Portugal, de outros países de língua portuguesa e da Galiza.
Vão ser atribuídos o Prémio PrimeirOlhar (de 1500€), o Prémio PrimeirOlhar Cineclubes no valor de 1000€ e o Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo (500 euros). O AÇÃO 11! Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar é a secção dos ENCONTROS que tem como objetivo cimeiro a promoção da prática e da cultura audiovisual em contexto escolar. A apresentação dos filmes selecionados e divulgação dos vencedores acontece a 14 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda e serão atribuídos os seguintes prémios: Prémio Ação11! – 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, para o melhor filme de animação; Prémio Ação11! – 3º Ciclo do Ensino Básico, para o melhor filme de animação; Prémio Ação11! – Ensino Secundário, para a melhor ficção e Prémio Ação11! – Ensino Secundário, para o melhor filme de animação. Os alunos premiados e a Escola receberão um diploma e 700 euros em material destinado à produção audiovisual da Escola.
De relevar ainda a realização da 14.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CINEMA, de 7 a 9 de maio, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, espaço de reflexão que integra ainda o Work in Progress (WiP) com a apresentação e debate de projetos de investigação em desenvolvimento no contexto de mestrado e doutoramento da área de cinema, audiovisual e novos média; o 2º Encontro de Antropologia, Cinema e Educação, a 9 de maio, às 10H00, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESEVC); e, no mesmo dia, à tarde (15H00) terá lugar o Fórum Cinema e Escola - Práticas Pedagógicas em Portugal e na Galiza.
A 5 de maio às 10H30, na ESEVC, decorrerá o encontro “Cinema e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, uma plataforma de sensibilização sobre a utilização de curtas-metragens enquanto recurso pedagógico e ferramenta de reflexão sobre os desafios locais e globais vertidos nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. No mesmo dia, também da ESEVC, ao final da tarde acontece a ação de formação acreditada para docentes “Curtas para o Desenvolvimento”.
De 5 a 14 de maio, a Escola vai ao Cinema, com a exibição de curtas-metragens direcionadas a todos os níveis de ensino - desde o pré-escolar ao ensino universitário - e que procura aflorar alguns temas da atualidade para reflexão. Os ENCONTROS levam também o Cinema às Escolas com várias oficinas sobre Cinema de Animação; História do Cinema e Cinema Sem Fronteira.
Ao longo do Festival, as ruas de Viana voltarão a ser espaço de rodagem de filmes com a rubrica Histórias na Praça. Esta ação proporciona aos alunos uma experiência cinematográfica inspiradora e procura sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica. Ao longo dos anos foram produzidos mais de 100 filmes e estiveram envolvidos cerca de 3000 alunos das mais diferentes escolas do ensino básico e secundário de Viana do Castelo.
Visionar Histórias na Praça: http://lugardoreal.com/escolas?tag=ao-norte-historias-na-praca
Os ENCONTROS de Viana enquanto espaço de conhecimento e investigação, integra a 10 de maio o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes; várias formações e cursos para alunos e professores e atividades paralelas como exposições centradas na história do cinema e no filme "A Metamorfose dos Pássaros" de Catarina Vasconcelos; lançamento de livros.
Os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana são organizados pela Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Mais informações, programa completo e inscrições em oficinas disponíveis em: www.ao-norte.com/encontros | https://www.encontrosdecinema.pt/
AO NORTE | ao-norte@nortenet.pt