Docente do Politécnico de Viana do Castelo conquista prémio nacional em investigação sobre perda gestacional
Reconhecimento feito a docente da Escola Superior de Saúde pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras
Por Administrador
Publicado em 07/05/2025 19:56
Notícia
IPVC

Reconhecimento feito a docente da Escola Superior de Saúde pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras

 

       Docente do Politécnico de Viana do Castelo conquista prémio nacional em investigação sobre perda gestacional


Conceição Freitas, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida, esta terça-feira, com o Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) 2024, pelo seu projeto de doutoramento dedicado à perda gestacional.


O prémio foi entregue durante o XXVI Congresso Nacional e X Internacional da APEO, que decorreu esta segunda e terça-feira, 5 e 6 de maio, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto. O projeto distinguido, ainda em fase de conclusão, intitula-se “Perspetivas maternas sobre a perda gestacional: facilitadores e inibidores no processo de transição”, e centra-se na melhoria dos cuidados prestados a mulheres e famílias que enfrentam a perda de uma gravidez.

 

“É um tema difícil, sensível, muitas vezes evitado, mas que precisa de ser abordado com mais cuidado e atenção. A maior parte das gravidezes são felizes, mas nem sempre é assim, e essas mulheres e famílias também precisam de ser cuidadas. Há ainda muito por fazer nas nossas instituições”, sublinha Conceição Freitas, que espera concluir o doutoramento no próximo verão.


 

Natural de Vila Nova de Gaia e com 27 anos de experiência profissional como enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica, Conceição Freitas integrou a equipa docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo em janeiro de 2023, após uma longa carreira no Hospital de São João, no Porto.

 

O Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras pretende promover e valorizar projetos inovadores que contribuam para a segurança e qualidade dos cuidados prestados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO), além de reconhecer o mérito científico e profissional dos seus membros.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!