MENU
PNAM'25 - Prémio Nacional de arquitetura em madeira
Talento e conhecimento na valorização do uso da madeira na arquitetura
Por Administrador
Publicado em 16/10/2025 19:26
Nacional
aimmp Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal

 

PNAM’25 – PRÉMIO NACIONAL DE ARQUITETURA EM MADEIRA – TALENTO E CONHECIMENTO NA VALORIZAÇÃO DO USO DA 
MADEIRA NA ARQUITETURA  

 
Com candidaturas abertas até 28 de novembro, a 

8ª edição do PNAM - Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira - lança nesta edição uma nova 
categoria dedicada aos estudantes – PNAM-E 


WWW.PNAM.PT 
 

O Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira - PNAM’25 - tem candidaturas abertas até 28 de novembro, entrando na reta final para a submissão de projetos que valorizam na arquitetura nacional o uso de madeira. O PNAM volta assim a desafiar a excelência da arquitetura realizada em Portugal para mais uma edição desta importante iniciativa, que une talento e conhecimento em torno do uso da madeira na construção. 

Podem candidatar-se ao PNAM’25 obras com carácter permanente, realizadas em Portugal que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura, que tenham sido concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, e que sejam da autoria de arquitetos, membros em efetividade de direitos na Ordem dos Arquitectos. 

DUAS CATEGORIAS UM OBJETIVO COMUM: VALORIZAR A MADEIRA NA ARQUITETURA  

Nesta edição, a 8ª desde a sua origem em 2011, o PNAM apresenta uma grande novidade: a criação do PNAM-E, dedicado aos Estudantes de Ensino Superior nas áreas de Arquitetura e Engenharia Civil, sob o tema “Repensar as formas de habitação”. Esta nova categoria, com Júri e Regulamento exclusivo, procura fomentar a interdisciplinaridade e premiar o talento dos jovens Estudantes sensibilizando-os para o uso da madeira na construção em resposta aos desafios de uma habitação mais sustentável. 

Na vertente principal, o PNAM continua a distinguir obras construídas em Portugal que evidenciem a excelência no uso da madeira e dos seus derivados, atribuindo 10.000€ ao projeto vencedor, além do troféu desenhado pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira. Com patrocínio de Platina do Grupo Vicaima, o prémio tem a designação de Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira – Grupo Vicaima. Tem ainda duas menções honrosas destinadas a premiar para distinguir obras enquadradas numa lógica de sustentabilidade e economia circular e com incorporação significativa e inovadora de derivados de madeira, qualidade estrutural da obra. 

No caso do PNAM-E serão atribuídos três prémios monetários num valor total de 9.000€, incentivando a criatividade e a experimentação técnica.  


OS JÚRIS DO PNAM’25: EXCELÊNCIA E REPRESENTATIVIDADE 

O júri do PNAM’25, convidado pela Comissão Organizadora, é composto por nomes de relevo do meio académico e profissional: Paulo Providência (Presidente e vencedor da edição anterior do PNAM), Cristina Guedes e Edite Rosa em representação da Academia, David Rupino e Luis Rebelo de Andrade em representação da Ordem dos Arquitectos, Helena Cruz em representação do LNEC e João Correia Alves, em representação da Indústria, Grupo Vicaima, patrocinador de platina desta edição. 

 

Já o júri da nova categoria PNAM-E é presidido por Reis Campos (Presidente da CPCI) e integra David Rupino em representação da Ordem dos Arquitectos, João Correia Alves, em representação da Indústria, Grupo Vicaima, patrocinador de platina desta edição. Conta ainda com um membro em representação da Ordem dos Engenheiros e do Arquitecto Carrilho da Graça como personalidade convidada. 
 

VALORIZAÇÃO, FUTURO E TALENTO 

Desde a sua criação, o PNAM distinguiu obras de referência como a Casa do Rio, a Casa no Castanheiro e a Remodelação da Sala de Projeto I do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, reforçando o papel da madeira como material de construção que assegura inovação, durabilidade e circularidade. 

O PNAM é hoje mais do que um prémio: é um movimento que liga a criatividade à sustentabilidade, a tradição à tecnologia e o conhecimento académico à prática profissional e industrial. Portugal é uma país com uma tradição grande de trabalho em madeira, uma excelente indústria e arquietura de referência mundial, nomedamente o Arqto Siza Vieira que é patrono do prémio e autor da escultura que é entregue ao vencedor. Tem tudo para ser uma referência na reflexão sobre o uso da madeira na mudança de paradigma da construção com madeira”, sublinha Vítor Poças, Presidente da AIMMP. 


O prémio tem merecido o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e é hoje uma referência nacional e internacional. A sua realização é possível graças a um conjunto de empresas e instituições que patrocinam e apoiam a organização, nomeadamente o Grupo Vicaima enquanto patrocinador de Platina. 

O PNAM’25 é uma iniciativa da AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, em parceria com a Ordem dos Arquitectos e a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI).  Com a organização de mais uma edição do PNAM e o recém-criado Conselho da Madeira e Derivados (CMD), a AIMMP reforça o compromisso com uma construção mais sustentável e com a valorização da madeira enquanto material essencial na resposta aos desafios dos desafios da habitação em Portugal e na qualidade da arquitura nacional. 

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 28 DE NOVEMBRO 
 Regulamento e informações disponíveis em: www.pnam.pt 
 Contacto: dmc@aimmp.pt 
 



 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!