MENU
Regina Pessoa volta ao Pico como madrinha do AnimaPIX
Por Administrador
Publicado em 28/10/2025 14:58
País
MiratecArts

Regina Pessoa volta ao Pico como madrinha do AnimaPIX

 
AnimaPIX, o festival para a criança em todos nós, desde o livro ilustrado ao filme animado, está de volta em dezembro na Biblioteca Auditório da Madalena.
 
Ao celebrar dez anos, desde a primeira edição que aconteceu pelas escolas da ilha do Pico, o AnimaPIX destaca o melhor da animação portuguesa e vê de volta a sua madrinha, a artista portuguesa mais galardoada no mundo, Regina Pessoa. 

 
Regina Pessoa é a autora da ilustração do cartaz que marca uma década do festival. Começou a trabalhar em animação em 1992, como animadora dos filmes de Abi Feijó, e até hoje já é autora de quatro filmes, que obtiveram um grande reconhecimento Internacional, com mais de centena e meia de prémios nos principais festivais e eventos mundiais (Annecy, Annie Awards, Hiroshima, nomeações para o Cartoon D’Or, nomeação para Prémio do Cinema Europeu, presenças nas Shortlist dos Óscares). Todos eles fazem parte da lista de filmes do Plano Nacional de Cinema e são estudados por crianças e jovens das escolas Portuguesas. Regina Pessoa é referência incontornável da Animação Portuguesa e reconhecida recentemente, no Animac’ 2021, no TOP 3 dos melhores realizadores mundiais dos últimos 25 anos.

"Ser madrinha do AnimaPIX é um privilégio, uma honra, uma dádiva que agarro com o coração," expressa Regina Pessoa. "Há muitos Festivais de cinema. Aqueles onde a partilha artística e humana é maior são quase sempre os de Animação. E entre estes, quanto mais pequenos melhor, mais intensa e rica é a experiência pois permite num curto espaço de tempo um contacto mais próximo e sincero com esse pequeno grupo de pessoas."

 
Regina Pessoa já participou no AnimaPIX, sempre acompanhada pelo seu parceiro Abi Feijó, os dois recipientes do MiratecArts Prémio Atlante. A artista admite que "é muitas vezes nesses pequeninos lugares remotos que confrontamos como artistas com a verdadeira militância cultural e a devoção a uma causa de pessoas que abdicando de quase tudo, se entregam à divulgação e incentivo de práticas artísticas entre pequenas populações perdidas que os poderes centrais fazem por ignorar e os poderes locais fazem por esquecer que esse é o seu dever. E não conheço caso mais relevante desta militância cultural que o Terry Costa que criou o AnimaPIX, entre outros festivais que dirige, na isolada e Bela Ilha do Pico, permitindo que crianças e população local possam viver, por vezes pela primeira vez na vida, a essencial experiência colectiva, e ancestral, de ver cinema, raios de luz, numa sala, na
escuridão."


A programação do AnimaPIX fica disponível, em breve, na página oficial da associação promotora, miratecarts.com, que aproveitou o Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, para lançar esta nota, e incentivar que marquem no calendário, 1 a 7 de dezembro de 2025, para celebrar 10 anos de AnimaPIX na ilha e montanha mais alta de Portugal.
 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!