Valença recebe o Space Festival a 9 e 10 de Novembro
Valença será palco do Space Festival, nos dias 9 e 10 de novembro, acolhendo três concertos dedicados à música experimental e improvisada.
Esta edição decorre em três espaços culturais de referência do concelho: Centro Cultural de Verdoejo, Pousada de São Teotónio e Auditório da Academia de Música – Fortaleza de Valença.
O festival apresenta um programa que aproxima a criação musical contemporânea de novos territórios e públicos, com atuações de Calcutá & Maria Amaro, REQUIEM e Triedro.
Calcuta & Maria Amaro
Sábado - 9 de novembro 16h30 Centro Cultural de Verdoejo
A artista Teresa Castro (Calcutá) explora a voz, guitarra, harmónio e eletrónica na criação de um ritual sonoro onde convergem folk, drone e música experimental, com influências da música clássica indiana e do canto polifónico. Em palco, é acompanhada por Maria Amaro (contrabaixo, teclado e voz), artista bracarense.
REQUIEM
Sábado - 9 de novembro 18h30 Pousada de São Teotónio, Valença
O duo composto por Mariana Dionísio (voz) e João Carreiro (guitarra) apresenta REQUIEM, um projeto de música experimental e contemporânea que parte da liturgia da missa fúnebre para uma interpretação intimista e improvisada.
Triedro
Domingo - 10 de novembro 18h00 Auditório da Academia de Música Fortaleza de Valença
Trio formado por Frederic Cardoso (clarinetes), Ricardo Pinto (piano) e Paulo Costa (percussão), que coloca a improvisação no centro da sua linguagem artística. A atuação explora as interseções entre os instrumentos, oscilando entre estruturas pré-definidas e momentos de espontaneidade plena.
O Space Festival é um evento itinerante da Associação Cultural Rock’n’Cave, em parceria com o Space Ensemble, contando com o apoio da Direção-Geral das Artes.
A edição de Valença tem ainda a colaboração da Câmara Municipal de Valença, da Associação Cultural de Verdoejo, da Pousada de São Teotónio e da Academia de Música – Fortaleza de Valença.