Instituições unem esforços para promover formação avançada e mobilidade internacional
Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Federal do Paraná assinam acordo para atribuição de duplos diplomas
Protocolo foi assinado, ao final da manhã de hoje, em Viana do Castelo e abre caminho à criação de programas de duplo grau. Neste âmbito as duas instituições encontram-se já a trabalhar no duplo diploma entre o Mestrado em Engenharia do Território e do Ambiente, que funciona na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo e o Mestrado em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis do IFPR
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Paraná (IFPR), no Brasil, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a atribuição de duplos diplomas, que reforça a colaboração entre as duas instituições e consolida uma parceria académica iniciada em 2023.
O protocolo agora assinado abre caminho à criação de programas de duplo grau como é o caso do trabalho já rem curso entre o Mestrado em Engenharia do Território e do Ambiente, que funciona na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo e o Mestrado em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis do IFPR, promovendo a partilha de conhecimento científico, a mobilidade académica e o reconhecimento mútuo de qualificações entre Portugal e Brasil.
Desde 2023, o IPVC e o IFPR têm vindo a desenvolver uma relação de cooperação ativa, que já resultou em mobilidades de estudantes e docentes, incluindo a deslocação de uma docente de Enfermagem do IPVC que se encontra a realizar doutoramento em regime “sanduíche” no Instituto Federal do Paraná. Este trabalho conjunto consolidou as bases de confiança e entendimento académico que permitiram agora dar um passo mais ambicioso, ou seja, o lançamento de programas de duplo grau entre as duas instituições.
Segundo Ana Paula Vale, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo para a Mobilidade e Cooperação Internacional, este acordo “representa mais do que uma parceria académica: é um compromisso com a internacionalização do conhecimento e com a construção de soluções sustentáveis e globais, assentes em áreas estratégicas como o ambiente e o território”.
O Mestrado em Engenharia do Território e do Ambiente do IPVC é uma aposta estratégica do Politécnico, com enfoque em planeamento territorial sustentável, gestão de recursos e adaptação às alterações climáticas, temas que se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a missão do IPVC de contribuir para o desenvolvimento equilibrado das regiões.
O acordo prevê a criação de comissões conjuntas entre o IPVC e o IFPR para definir os planos de estudo e os mecanismos de equivalência curricular, garantindo que os estudantes possam obter um duplo diploma com reconhecimento em ambos os países.
Para além da área ambiental e territorial, as duas instituições estão já a trabalhar num segundo eixo de cooperação, na área da Agronomia, com vista ao desenvolvimento de novos programas de duplo grau, reforçando o intercâmbio técnico e científico entre Portugal e o Brasil.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para Duplos Diplomas decorreu durante a manhã desta sexta-feira em Viana do Castelo, com a presença do Reitor do IFPR, Professor Doutor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, e da Vice-presidente do IPVC, Professora Doutora Ana Paula Vale, contando ainda com a participação de Daniel Bussolaro, Diretor de Relações Internacionais do IFPR.