MENU
Presidente do PRR visita obras de quase 20 milhões de euros no Politécnico de Viana | IPVC com mil camas em 2026/27
Obras estratégicas do IPVC ajudam no combate ao abandono escolar, ajudam a fixar estudantes, talento e inovação aplicada no território
Por Administrador
Publicado em 19/12/2025 11:27
Viana do Castelo
IPVC

Obras estratégicas do IPVC ajudam no combate ao abandono escolar, ajudam a fixar estudantes, talento e inovação aplicada no território

 

              Presidente do PRR visita obras de quase 20 milhões de euros no Politécnico de Viana | IPVC com mil camas em 2026/27

 

Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, visitou esta quinta-feira as obras das residências do Politécnico de Viana do Castelo, destacando o impacto do Plano de Recuperação e Resiliência no reforço da capacidade de alojamento estudantil e no desenvolvimento regional. “As instituições de ensino superior souberam aproveitar todas as oportunidades e verbas disponibilizadas, seja na execução de obras, seja nas agências mobilizadoras, os espaços de CoLab e os CTI. São uma âncora para os territórios onde estão localizadas, contribuindo para fixar emprego e tecnologia de ponta”, afirmou.

 

O Politécnico de Viana do Castelo está a investir de forma histórica na sua rede de residências académicas, com um investimento global superior a 20 milhões de euros, cofinanciado pelo PRR, que permitirá disponibilizar cerca de mil camas já no ano letivo 2026/27. O plano inclui a requalificação da residência da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), do Centro Académico, e a construção daquela que será a maior residência do universo IPVC: a residência da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), com espaços adaptados e soluções integradas de bem-estar estudantil.


 

Durante a visita realizada esta quinta-feira, Pedro Dominguinhos salientou a relevância destas obras, afirmando que “as obras que o Politécnico de Viana do Castelo está a desenvolver não são apenas residências, mas peças fundamentais para garantir um acesso mais digno ao ensino superior, reduzir o abandono, melhorar a mobilidade académica e reforçar a competitividade do território”. O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR deixou também um alerta, dizendo que “o PRR está a fazer a sua parte ao criar um maior número de camas e melhores condições, mas é também necessária coerência: alojamento e modelo de acesso têm de apontar para o mesmo objetivo, fixar estudantes e talento nos territórios.”

 

Pedro Dominguinhos sublinhou ainda a importância do PRR para o conjunto das instituições de ensino superior e para as regiões onde estas estão inseridas. “Não se trata apenas de investir em residências, mas de criar condições estruturantes que beneficiam toda a comunidade académica e o território envolvente. As instituições de ensino superior souberam aproveitar todas as oportunidades e verbas disponibilizadas, seja na parte das obras, seja nas agências mobilizadoras, os espaços de CoLab ou CTI, assim como em outras matérias ou pastas. E isso é fundamental para fixar estudantes, talento e inovação aplicada nos territórios.”

 

O reforço da capacidade de alojamento do Politécnico de Viana do Castelo segue um plano estratégico que visa não apenas aumentar o número de camas, mas também melhorar significativamente a qualidade das infraestruturas.

 

  • Centro Académico: As obras, com conclusão prevista para fevereiro de 2026, envolvem a conversão de quartos triplos e quádruplos em quartos duplos e individuais, todos equipados com casa de banho privativa. Estão também a ser renovadas as áreas comuns como copas, salas de estudo, bares e espaços culturais, garantindo maior conforto e funcionalidade para a comunidade académica. Esta empreitada correspondeu a um investimento próximo dos dois milhões de euros e permitirá ao IPVC disponibilizar no Centro Académico 132 camas.
  • Escola Superior de Educação (ESE-IPVC): A intervenção, orçada em mais de 800 mil euros (mais IVA), contempla a modernização completa de 119 camas distribuídas por 40 quartos e três pisos, casas de banho, cozinhas, salas de estudo e zonas comuns, instalação de elevador e melhorias nas infraestruturas técnicas, garantindo conforto, eficiência energética e segurança. A conclusão está prevista para finais de junho de 2026.
  • Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC): A nova residência, com 400 camas, incluirá quartos individuais, duplos e adaptados, estúdios, cantina, ginásio e gabinete de saúde, numa infraestrutura funcional e sustentável. Prevê-se a conclusão da obra em julho de 2026, com um impacto decisivo na qualidade de vida e bem-estar dos estudantes, reforçando a estratégia do Politécnico de Viana em promover alojamento acessível e inclusivo. Trata-se de um investimento de 15,397 milhões de euros (mais IVA).

 

Em curso está também a obra de requalificação da residência da Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima. Num investimento de 1,173 milhões de euros (mais IVA), esta empreitada inclui, entre outros, intervenções em todos os quartos, cozinhas, casas de banho, zonas comuns e áreas técnicas, com melhorias profundas em toda a infraestrutura. Esta residência irá disponibilizar aos estudantes 141 camas.

 

Unidade


Número de camas

Residência Praia Norte (Viana do Castelo)

400

Residência Centro Académico (Viana do Castelo)

130

Residência ESE-IPVC (Viana do Castelo)

119

Residência na ESDL-IPVC (Pousada - Melgaço)

38

Residência na ESDL-IPVC (Escola do Prado – Melgaço)

21

Pousada da Juventude de Viana do Castelo

16

Residência AVV (Arcos de Valdevez)

15

A Vianesa Guest House (Viana do Castelo)

6

Residência na ESCE-IPVC (Valença)

56

Pousada da Juventude de Ponte de Lima

36

Residência Pastoral Universitária do Carmo (Viana do Castelo)

37

Residência C. P. de Santa Maria Maior (Viana do Castelo)

43

Outra unidade – Ponte de Lima

60

TOTAL

977

Comentários
Comentário enviado com sucesso!