Bombeiros de Paredes de Coura reforçados com mais 5 elementos profissionais num claro esforço financeiro do Município
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura acaba de ser reforçada com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente, somando agora 10 elementos, com um encargo total de ambas as equipas alocado ao Município de Paredes de Coura para o presente ano de 2026 no valor superior a 83 mil euros.
Um esforço financeiro significativo para o Município, mas que o presidente da Câmara de Paredes de Coura não tem dúvidas da sua necessidade: “valerão cada euro investido. Estou completamente certo disso”, garantiu Tiago Cunha, que com a contratação de mais estes cinco elementos se reforça a capacidade para ocorrer às mais diversas intervenções, zelando pela proteção e segurança dos courenses, seus bens patrimoniais e equipamentos.
“É verdade que estamos a fazer um investimento muito considerável, mas, a nosso ver, ele é justo e indispensável para podermos proteger melhor a vida, a saúde e a integridade do património dos courenses. Além disso, é uma justa correspondência ao esforço de boa gestão e rigor da instituição, o que nos deixa a todos muito orgulhosos”, sublinhou Tiago Cunha, sustentando que, “com a segunda equipa de intervenção permanente que começou no início de semana a funcionar, conseguimos duplicar a resposta operacional diária que tínhamos, garantindo um maior grau de eficácia do socorro e dar um passo determinante no sentido da profissionalização”.
A constituição desta segunda EIP permitiu a contratação profissional de mais 5 bombeiros ao serviço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura com a missão de, em exclusividade e de forma permanente, assegurar o socorro à população de Paredes de Coura. Recorde-se que existia já uma primeira equipa de cinco bombeiros instalada e, por isso, o concelho passou agora a dispor de mais 10 bombeiros profissionais, num total de 27, com substancial reforço da garantia de qualidade do serviço para com a população.
Os encargos financeiros decorrentes do funcionamento das duas equipas são suportados, em partes iguais, pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelo Município de Paredes de Coura, libertando a Associação Humanitária de quaisquer custos. Somado o encargo total de ambas as equipas, o valor de investimento da responsabilidade do Município de Paredes de Coura para o ano de 2026 será superior a 83 mil euros, mas esta “é a melhor forma de iniciar o ano em que assinalamos os 100 anos de vida dos Bombeiros de Paredes de Coura”, concluiu Tiago Cunha.