MENU
Atleta do Olímpico Vianense Usumane Djumo doa Troféu à Federação de Atletismo da Guiné-Bissau
Por Administrador
Publicado em 12/02/2026 21:00
Desporto

Atleta do Olímpico Vianense Usumane Djumo doa Troféu à Federação de Atletismo da Guiné-Bissau

 

Viana do Castelo – O desporto em Viana do Castelo e na Guiné-Bissau celebra um marco de generosidade e patriotismo. O atleta internacional Usumane Djumo, recordista de Viana do Castelo nos 60 e 110 metros barreiras pelo (CAOV) Clube de Atletismo Olímpico Vianense e recordista nacional da Guiné-Bissau em três modalidades, anunciou a decisão de oferecer à Federação de Atletismo da Guiné-Bissau (FAGB) o Troféu de Mérito Internacional que lhe foi atribuído pelo Município de Silves (Portugal).

Usumane Djumo é o homem dos recordes e consolidou-se nos últimos meses como "o mais rápido das barreiras" na história da Guiné-Bissau. O atleta Usumane Djumo detém atualmente os Recordes Nacionais da Guiné-Bissau em três distâncias: 60 metros barreiras (Pista Coberta), 110 metros barreiras (Ar Livre) e esta semana em Braga, conquistou por duas vezes, mais um Recorde Nacional para a Guiné-Bissau nos 60 metros (Pista Coberta).

A distinção atribuída ao atleta e à Guiné-Bissau, surge após a prestação do Usumane Djumo nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de Tóquio 2025, onde protagonizou a estreia absoluta da Guiné-Bissau na disciplina de 110 metros barreiras em competições desta magnitude. Mais do que uma participação, a presença do Usumane Djumo simbolizou o crescimento técnico do atletismo guineense no palco mais exigente do mundo.

Usumane Djumo consagrou-se também no ano de 2025 como o 8º melhor atleta africano com a marca obtida nos 110 metros barreiras e consagrou-se como o 4º melhor atleta africano com a marca obtida nos 60 metros barreiras. Com esses dois resultados obtidos, o Djumo coloca a Guiné-Bissau no ranking africano como o 4º melhor país de África nos 110 barreiras (Ar Livre) e ainda o 4º melhor país de África nos 60 metros barreiras (Pista Coberta).

A cerimónia da entrega do troféu foi realizada no Consulado-Geral da Guiné-Bissau no Algarve com a orientação da Excelentíssima Senhora Cônsul Geral da República da Guiné-Bissau no Algarve, Embaixadora Josefina Kosta, garantindo que o troféu será transportado para Bissau na máxima segurança e solenidade, onde será entregue formalmente à "casa mãe" do atletismo, a Federação de Atletismo da Guiné-Bissau.

Para o atleta, o troféu recebido em solo português é, por direito, do povo guineense. Presente na cerimónia, em representação do atleta, Mário Silva, seu mentor em Portugal, afirmou que o Usumane Djumo faz questão que o troféu integre o património desportivo da Guiné-Bissau: "O Usumane acredita que este troféu pertence à Guiné-Bissau, pertence à terra que o viu nascer. É vontade expressa do Djumo que esta nobre distinção sirva de testemunho e de inspiração para que todos os jovens atletas guineenses saibam que é possível bater recordes e elevar a bandeira da Guiné-Bissau ao mais alto nível", destaca o mentor.

 

 

A Federação de Atletismo da Guiné‑Bissau, que já recebeu esta honrosa notícia declarou: "Registamos com elevada consideração o gesto do Usumane Djumo ao expressar o desejo de que o troféu integre o nosso museu de distinções, gesto que simboliza patriotismo, humildade, o vínculo profundo do atleta Usumane Djumo com a Guiné-Bissau e o compromisso com o desenvolvimento do desporto guineense. Estes resultados e esta distinção reforça a visibilidade do atletismo guineense e confirma a importância de continuarmos a investir no desenvolvimento dos nossos talentosos atletas”. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!